sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Tracoma.


É uma doença infecto-contagiosa dos olhos, de evolução crônica e de caráter endêmico. Caracteriza-se pela formação de folículos e hiperplasia papilar na conjuntiva palpebral superior, neoformação vascular e infiltração linfocitária da córnea (pannus). Casos complicados de tracoma produzem graves seqüelas cicatriciais das pálpebras (entrópio-triquíase) e úlcera de córnea, que podem conduzir à cegueira.
O Controle do tracoma vem sofrendo algumas modificações nas ultimas décadas. O quer era feito em campanhas agora propõe-se que seja feito incorporado à rotina da rede básica de Saúde. Nesse sentido, o propósito e de informar, capacitar técnicos da rede básica de Saúde.
2 – AGENTE ETILÒGICO:  A doença é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis , sorotipos A,B,Ba e C.
3- MODO DE TRANSMISSÃO:  A Principal forma de transmissão é direta, de olho a olho, ou indireta através de objetos contaminados (toalhas, lenços ,lençóis e/ou fronhas ) alguns insetos como a mosca doméstica e e ou lambe olhos (hippelates sp).podem atuar como vetores mecânicos . A transmissão só corre na fase ativa (formas inflamatórias ) da doença . O racionamento , a falta de água , a eliminação inadequada de dejetos, associadas às deficientes condições sanitárias e de higiene proporciam a disseminação da doença.
4 – MANIFESTAÇÃO DA DOENÇA:
A doença tem duas fases cinco formas clinicas
1 – fase inflamatória (que é transmissível );
2- fase seqüelar  (que não e transmissível );
5 – QUADRO CLÍNICO
Os sintomas mais comuns são: lacrimejamento, hiperemia, ardor, sensação de corpo estranho nos olhos, fotofobia, secreção ocular, (sensibilidade à luz) e dor ocular; podendo ocorrer casos assintomáticos.
No início da doença a conjuntiva apresenta-se inflamada com folículos (pequenas bolinhas brancas com aparência de sagú). As infecções repetidas causadas por esta bactéria se não tratadas podem levar, a longo prazo, a formação de cicatrizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário